Influencias Cristãs na Umbanda
Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

É natural  que uma religião que é tão grande no mundo que influencia as outras,  influenciando ideias, conceitos e práticas, e o Cristianismo fez isso com a  Umbanda e muitas outras crenças, como o Esoterismo e o Espiritismo. 
                  Isso já é  mais difícil acontecer em países orientais que tem religiões como o Hinduísmo,  Xintoísmo, Budismo e Taoísmo, mas ainda assim existe algum influencia sim.
                  Uma religião  muito influente, influencia muitas pessoas, e o Cristianismo é visto como uma  religião de amor, mas ela também teve muita dominação no decorrer da história,  e fez coisas extremamente terríveis, como torturas, execuções, perseguições a  outras religiões, filosofias e a ciência, mantendo o poder desse jeito. 

                  A ciência  foi perseguida por apresentar conceitos diferentes dos da Bíblia. 
1-Zélio de Morais
                  O médium que  através de seu Caboclo decretou o nascimento da Umbanda, Zélio de Morais, que é  um ser iluminado, mas tinha crenças cristãs, disse que o maior mentor da  Umbanda é Jesus Cristo, que é visto pelo Espiritismo como o administrador do  Planeta Terra e um ser perfeito. 

                  Existe uma  diferença entre a Umbanda e o Espiritismo.
                  Para a  Umbanda a evolução espiritual é eterna, pois Deus e sua criação são infinitas,  mas para o Espiritismo existe uma hora que o Espirito fica perfeito. 
2-Sincretismo e Universalismo
                  Quando  falamos que o Cristianismo é uma religião dominante, é porque isso é uma  realidade, e os escravos que vinham da África para o Brasil eram praticamente  proibidos de cultuar suas crenças.

                  Os escravos  acreditavam nos Orixás, e esses seres magnânimos são divindades criadas por  Deus, e suas funções são irradiar e administrar sua energia em toda a  realidade, e cada religião a sua maneira cultua essas deidades, só que com  nomes, humanizações, mitologias e parábolas diferentes, que tem a ver com a  cultura da qual nasceram.  
                  Todas as  divindades cultuadas em religiões são Orixás, só que com sua linguagem e  representações próprias. 

                  O  Catolicismo condena as divindades, mas o culto aos santos, na verdade, é o  culto as deidades.
                  Assim como  em religiões erroneamente chamadas de politeístas, elas rezam aos deuses,  enquanto que na católica se reza pedindo aos santos. 
                  Uma alma  iluminada não tem energia suficiente para atender a massas que rezam por elas,  como os Santos do Catolicismo, e por traz delas estão as deidades existentes. 
                  Os santos  mais populares do Cristianismo recebem orações de bilhares de pessoas todos os  dias, e não tem condições de escutar e atender todas elas. 

                  O que existe  por trás dos Santos são os Orixás ou deidades, dependendo da linguagem da  crença que você acredita. 
                  Cultuar os  santos é cultura os Orixás. 
                  Não foi só o  Catolicismo que criou uma forma de culto baseado nos iluminados, pois os santos  são almas iluminadas, o que chamamos de Mestres Ascensos, que são Mentores  Espirituais ou Amparadores. 
                  Uma religião  que fez seu culto através de iluminados, que eles chamam de Budas foi o Budismo  também. 

                  O Budismo  tem semelhanças com o Cristianismo. 
                  As pessoas  nas religiões antigas, colocavam elas na forma de mitos para proteger o segredo  do conhecimento espiritual, para que outras pessoas não os tivessem. 
3-As Entidades
                  Na Umbanda  os espíritos dos mentores podem manifestar o conhecimento espiritual que tiveram,  ou que tem em sua vida, seja da religião que for, então podem manifestar seu  Cristianismo, seu Hinduísmo, Budismo e etc.

                  No  Espiritismo os espíritos só podem manifestar conhecimentos cristãos, pois o  Espiritismo é uma crença Cristã.
                  A Umbanda é  uma crença universalista, que dá validade a todas as religiões, e não vê uma  crença melhor do que a outra, mas como caminhos distintos que nos levam a um  mesmo local, que é Deus e nosso autoconhecimento e iluminação. 

                  Então muitos  espíritos na Umbanda adquiriram conhecimentos cristãos, em especial os Pretos  Velhos, pois muitos desses tipos de entidades foram escravos obrigados a  acreditarem no Catolicismo. 
                  Muitas  entidades espirituais que se apresentam na Umbanda, como Caboclos e Guardiões  (exus) foram sacerdotes, como padres, bispos e etc. 
                  Muitos  Pretos Velhos foram cristãos que abusaram e catequisaram os escravos que vinham  da África, e em sua próxima encarnação nasceram como escravos, mas que se  iluminaram, se tornando sábios o curadores do emocional. 

                  Os Pretos  Velhos utilização nomes Bíblicos, como João, José, Francisco, Antônio e etc.
                  Mas muitos  Pretos Velhos não foram nem Afrodescentes e nem Sacerdotes Católicos, eles  apenas têm a afinidade de exercer o trabalho que esses anciões sábios fazem,  que é a especialidade de curar o emocional dos seres, trabalho que não é fácil. 
4-A Umbanda Cristã
                  Existe um  tipo de Umbanda que é a mistura dela com o Espiritismo, que é uma religião  Cristã.
                  Como o  Espiritismo é evangélico em nosso pais, que é uma religião que não utiliza  elementos além da Bíblia, os espiritas não acreditam na fundamentação do uso de  elementos, como velas, incensos, imagens e etc. 
                  Para a  Umbanda, que é uma religião magística, que lida com muitas energias e espíritos  elevados, que precisam atingir um ambiente muito denso, que é a dimensão Física  da matéria, precisa do uso de elementos, como velas, incensos, ervas,  alimentos, flores, fumo, plantas e etc. precisa desses recursos.
                  Energias  muito sutis atravessam nosso corpo sem nos atingir, então essas energias  precisam ser mais compactadas, pois nosso corpo físico é feito de energia  densas, que são compactadas. 
                  O uso de  elementos no Espiritismo é chamado de materialismo, que é normalmente um termo  para designar coisas que não são elevadas, mas materiais.
                  Pessoas sem  espiritualidade, que estão mais ligadas ao material, são chamadas de  materialistas. 
                  A associação  da palavra materialista com o uso de elementos na Umbanda, faz parecer que essa  é uma prática sem espiritualidade, vista de modo ruim, assim criam um  preconceito. 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook